Vasco tem o artilheiro do Sul-Americano Sub-17. Veja os números!
Neste domingo (23), a seleção brasileira conquistou o Sul-Americano Sub-17 ao vencer a Argentina na finalíssima. Um dos destaques da Canarinho na competição foi o atacante Rayan, do Vasco da Gama. O atleta cruzmaltino foi o artilheiro do torneio com cinco gols em oito partidas disputadas.
Além disso, Rayan também anotou duas assistências, se tornando o jogador da seleção brasileira com mais participações em gols. O atleta de 16 anos renovou com o Vasco recentemente, e é considerado uma das maiores promessas do clube.
No último ano, uma especulação surgiu na imprensa inglesa de que clubes da Premier League estariam interessados em contratar o atleta. Além disso, Rayan também já sofreu sondagens de clubes como o Barcelona. Sua multa rescisória é de 80 milhões de euros.
O atacante é filho do ex-zagueiro vascaíno Valkmar, que atuou no clube em duas passagens: a primeira em 1995 e a segunda entre 1998 e 2001. A jovem promessa vascaína teve números impressionantes nas categorias de base; na última temporada, ele marcou 31 gols e sete assistências pelas equipes sub-17 e sub-20 do Almirante.
OFICIAL: Gabriel Pec, Andrey Santos e Eguinaldo podem ir para a Argentina
Na última semana, a FIFA confirmou que o Mundial Sub-20 será realizado na Argentina. Com um início previsto para o dia 20 de maio, a entidade definiu o país sulamericano como sede do torneio após retirar a Indonésia deste posto. O país asiático havia sido designado como anfitrião ainda em outubro de 2019.
No entanto, a FIFA entedeu que o país não estava pronto para organizar a competição. Também pesou – e muito – o fato de a Indonésia ter sido palco nas últimas semanas de protestos contra a presença de Israel (seleção classificada para o Mundial Sub-20), país com o qual a Indonésia não tem relações diplomáticas.
“A Fifa tem o prazer de anunciar que a edição deste ano da Copa do Mundo Sub-20 da Fifa acontecerá na Argentina. O país dos atuais campeões do mundo abrirá suas portas às grandes estrelas do futebol mundial do futuro”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, no comunicado.
Com isso, a Argentina, que não havia conseguido se classificar ao Mundial via Sul-Americano Sub-20, irá herdar a vaga da Indonésia no torneio. Será a segunda vez que a Argentina irá sediar o mundial da categoria – a primeira vez foi em 2001.
Atletas do Vasco, como Andrey Santos, Marlon Gomes, Gabriel Pec e Eguinaldo, possuem grandes chances de serem convocados por Ramon Menezes para a competição. Andrey, por exemplo, foi o artilheiro da Amarelinha no Sulamericano Sub-20, realizado em janeiro deste ano.