Vasco x Botafogo: Maior artilheiro do clássico é ídolo do cruzmaltino
O Vasco da Gama vai enfrentar o Botafogo na noite desta segunda-feira (6), em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico do Rio de Janeiro está marcado para as 19h em São Januário, e os dois times precisam muito da vitória: o Vasco para escapar da zona do rebaixamento, e o Botafogo para voltar a abrir vantagem na liderança da tabela, já que está empatado com o Palmeiras com 59 pontos.
No primeiro turno, quando os times se enfrentaram no Estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Luis Henrique aos 53 minutos, e Carlos Alberto ampliou nos acréscimos.
O Vasco tem grande vantagem no confronto direto contra o Botafogo
Porém, no retrospecto geral do clássico, a vantagem é grande para o Gigante da Colina. São 316 jogos na história, com 133 vitórias do Vasco, 95 empates e 88 vitórias do Botafogo. Além da boa vantagem, o maior artilheiro do clássico também pertence ao Vasco: Roberto Dinamite balançou as redes 25 vezes no confronto.
No momento, antes da 32ª rodada terminar, o Vasco soma 34 pontos e ocupa a 18ª colocação. São nove vitórias, sete empates, 15 derrotas, 36% de aproveitamento e -10 de saldo de gols. O Goiás, 17º colocado, já entrou em campo na rodada e ganhou do Coritiba por 1 a 0. São 35 pontos em 32 rodadas, com oito vitórias, 11 empates, 13 derrotas e -13 de saldo.
O Cruzeiro é o primeiro time fora da zona do rebaixamento, com 37 pontos em 31 jogos. O time mineiro também entrou e campo e perdeu por 2 a 1 para o Internacional. Santos também tem 37 pontos em 31 jogos, mesma quantidade de pontos do Bahia, mas que já soma 32 partidas (perdeu para o Grêmio por 1 a 0).