Véio da Havan está ajudando o Vasco a ficar com o Maracanã
Com a proximidade da reforma de São Januário, o Vasco briga pela participação na licitação do Maracanã, que atualmente é administrada por Flamengo e Fluminense. No entanto, essa situação envolve um personagem conhecido no futebol catarinense e na política brasileira: Luciano Hang, o “Velho da Havan”.
Isso porque, depois de deixar de patrocinar o Brusque em 2022, a empresa de Luciano Hang voltará a injetar dinheiro na equipe catarinense, na qual o empresário tem forte influência. O relacionamento com a marca surgiu há mais de 25 anos, intensificou-se em 2009, mas se encerrou em 2022, quando o clube foi rebaixado para a Série C do Brasileirão. Agora, o que isso tem a ver com o Vasco e o Maracanã?
Entenda relação entre Vasco, Brusque, Maracanã e Santos
O motivo de toda essa ligação envolve a proposta do Gigante da Colina para assumir a administração do Maracanã. Em entrevista na saída do Palácio Guanabara, onde aconteceu a abertura dos envelopes com propostas técnicas dos concorrentes à licitação, o vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, declarou que o Vasco teria adicionado jogos de Brusque e Santos na proposta.
Vale lembrar que os concorrentes devem provar que possuem pelo menos 25 datas oficiais para partidas de futebol, dos quais 75% devem ser das principais competições de clubes do país e do continente: Brasileirão (Séries A e B), Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.
O Vasco seria capaz de antingir esse número mínimo de jogos sozinho por conta própria, mas optou por adicionar os dois clubes. Assim, teria mais chances de conseguir a licitação através da pontuação máxima do item, que necessita de pelo menos 70 datas por ano.