Veja a lista de todos os mascotes da história do Vasco da Gama
Você sabia, que na década de 40, um animal que se remete a um pássaro já foi um mascote vascaíno? O corvo, imponente e assustador, foi usado pelo chargista Otelo Caçador, que na época fez uma parceria com Álvaro do Nascimento, colunista do Jornal dos Sports. Na véspera de uma partida entre Vasco e Botafogo, o Corvo foi presença sobre a caravela cruzmaltina e por muito tempo representou o clube como seu mascote.
Com a expectativa do retorno do Corvo como representatividade vascaína, o Almirante deixaria de ser o mascote oficial? O Vasco ainda não confirmou sobre a situação, mas torcedores já declararam que não querem a saída do atual mascote do Gigante.
Confira todos os mascotes do Vasco:
Almirante e Dom Corvo (Otelo Caçador);
Leão Marinho (Mangabeira);
Bacalhau (Henfil);
Cavalinho (dos “Cavalinhos do Fantástico,” da TV Globo: Tadeu Schmidt, Quiá Rodrigues, Renato Spinelli);
Tom e Jerry (gato e rato), novos mascotes da torcida, em referência aos jogos do Vasco em 2018, um que apareceu um rato e no outro um gato;
Cachorro “Farofa” (apareceu no CT do Vasco em 2021).
Existem ainda outros mascotes relacionados ao Vasco: Almirante (Lorenzo Molas – primeira versão e Ziraldo – nova versão mascotes revista placar) e Almirante e Almirantinho (do livro Vascão: o Gigante da Colina em quadrinhos: Ziraldo); Almirantinho (liga dos mascotes); Almirante e Almirante Pistola (oficiais, lançados pelo Vasco, nos anos de 2012 e de 2018, para a sua linha de produtos e eventos com a participação do clube); Barbosinha (mascote infantil em homenagem ao goleiro Barbosa do Expresso da Vitória); Capitão Vasco (supermascote: revista placar); Zumbi Eddie (mascote da Torcida Força Jovem Vasco) e Mister M vascaíno.
Torcedores foram surpreendidos ao verem o Vasco fora de disputa na Globo
Em mais uma edição do programa da Globo, realizado e transmitido durante a exibição do Esporte Espetacular, Vasco fica de fora e choca torcedores. O mascote vascaíno, o Almirante, não participará da competição entre mascotes de clubes da Série A e gerou revolta de vascaínos nas redes sociais.
O quadro consiste em reunir os mascotes dos clubes que jogam a primeira divisão do campeonato nacional, promovendo diversas brincadeiras em tons de gincana para decidir quem é o melhor ou mais representativo mascote do Brasil. Alguns torcedores vascaínos protestaram e reclamaram pelo Twitter.
Ta rolando um quadro agora no Esporte Espetacular com mascotes de todos os clubes. Um quadro na TV Globo pra todo país de uns 20 ou 30 minutos, pelo menos. Exposição de marca e patrocinadores praticamente de graça, mas o Vasco não mandou seu mascote
Protestou um torcedor nas redes sociais
Na edição passada, o grande vencedor foi o ‘Galo Doido’, que mais uma vez, está marcando presença na competição. Além do Vasco, Athletico e Fluminense também não cederam seus mascotes à Globo e também ficam de fora do ‘Futebol Fantasia’, como é chamada a competição pela própria emissora.