Veja como jogam os times do técnico Álvaro Pacheco
Depois da saída de Ramón Díaz, no dia 27 de abril, o Vasco enfim fechou com um novo treinador para o restante da temporada. Atualmente no Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco deve assinar contrato válido por um ano, com possibilidade de extensão por mais um ano em caso de cumprimento de metas. Na equipe portuguesa, já são 32 jogos, 18 vitórias, cinco empates e nove derrotas.
Sobre seu estilo de jogo, Álvaro foi bem direto: “O estilo de jogo que adoto reflete a minha personalidade. Gosto de um futebol ambicioso e ofensivo, feito de pressão e agressividade. Gosto de fazer com que os jogadores se sintam confortáveis para que possam tomar liberdades”.
Mas como suas equipes jogam taticamente?
Para responder à pergunta, trouxemos a análise tática feita pelo portal “Scout Vasco”. No Vitória de Guimarães, Álvaro tem preferência por utilizar um esquema de três zagueiros na fase ofensiva, seja o 3-4-3 ou 3-5-2. Defendendo, o treinador utiliza cinco defensores, podendo alterar para uma linha de 4, assim como Ramón Díaz fez em algumas oportunidades no Vasco.
Além disso, o treinador de 52 anos gosta que os alas/pontas joguem em amplitude, “abrindo” o campo e gerando espaços nas linhas adversárias. A equipe portuguesa, no entanto, possui uma dificuldade na recomposição durante a transição do ataque para a defesa, que gerou alguns gols para os rivais ao longo da temporada.
Sem chances de disputar uma competição europeia, o Vitória de Guimarães possui 60 pontos e ocupa a 5ª colocação do Campeonato Português. Caso vença o Arouca neste sábado, na despedida de Álvaro Pacheco, a equipe fará a maior pontuação de sua história na competição.