Veja o aproveitamento de cada técnico do Vasco em 2023
O ano de 2023 chegou ao fim para o Vasco após a última rodada do Brasileirão, no dia 6 de dezembro. A equipe carioca entrou em campo ainda com risco de ser rebaixada, mas conseguiu escapar, vencendo o Red Bull ragantino por 2 a 1.
Depois de duas temporadas na Série B, o retorno à elite do futebol nacional foi marcada justamente pela briga para não cair por boa parte da temporada, que terminou sem títulos conquistados.
No total, o Vasco fechou o ano com 53 jogos, 20 vitórias, 12 empates e 21 derrotas, considerando Campeonato Carioca, Brasileirão e Copa do Brasil. Foram 68 gols marcados contra 63 sofridos.
A equipe foi comandada por três técnicos. Maurício Barbieri começou o ano à frente do Cruzmaltino, mas acabou sendo demitido após um início ruim no Campeonato Brasileiro. Willian Batista assumiu interinamente, em julho, foi contratado o argentino Ramón Díaz, que deu uma sobrevida ao time após a chegada, mas não conseguiu deixar a briga pelo Z4.
Mauricio Barbieri teve a frente do Vasco em 23 jogos, com 9 vitórias, 3 empates e 11 derrotas. Aproveitamento de 39,1%. Willian Batista comandou o Vasco em apenas três jogos, com uma Vitória e duas derrotas. Aproveitamento de 33%.
Já Ramón Díaz, que salvou o Vasco do rebaixamento, esteve a frente do Vasco em 24 jogos, com 10 vitórias, 6 empates e 8 derrotas. Aproveitamento de 41,6%.
Vasco teve apenas dois jogadores com 10 gols ou mais
O Vasco marcou 68 gols na temporada 2023, mas somente dois atletas conseguiram balançar as redes 10 vezes ou mais. É o caso de Gabriel Pec, que terminou o ano como artilheiro do time com 14 gols marcados. O vice-artilheiro foi o argentino Pablo Vegetti, que chegou somente em agosto e conseguiu balançar as redes 10 vezes em 21 jogos.
fonte: Olympics