Veja o grupo do Vasco na Copa São Paulo de Futebol Júnior
Nesta quinta-feira (3), a Federação Paulista de Futebol divulgou os grupos e as sedes da Copa São Paulo Juniores de 2023, a famosa “Copinha”. A sede do Vasco da Gama será Osasco, localizada na Região Metropolitana da capital paulista. O cruzmaltino estará no mesmo grupo de: Audax-SP, Hercílio Luz-SC e Capital-TO.
A competição iniciará no dia 2 de janeiro e terá seu encerramento no dia 25 do mesmo mês, em data que marcará o aniversário de São Paulo. Serão 128 equipes no torneio, divididas em 32 grupos de quatro times. Os dois melhores avançam para o mata-mata.
O Gigante da Colina conquistou a Copinha em apenas uma oportunidade. Foi em 1992, quando venceu o São Paulo na decisão. Naquele elenco, haviam nomes como Pimentel, Leandro Ávila e Valdir Bigode. O Gigante também chegou a decisão da competição em outras duas oportunidades: 1999 e 2019.
Vasco teve desempenho notável na Copinha em 2022
Na Copa São Paulo de Juniores deste ano, também conhecida como “Copinha”, o Vasco da Gama aplicou uma senhora goleada contra o Rio Claro, em partida válida pelo grupo 24 da competição. O cruzmaltino venceu o time do interior paulista por 12 a 0, placar que encaminhou a classificação da equipe para a segunda fase do torneio e se tornou o mais expressivo da Copa.
Em campo, estavam muitos jogadores que hoje estão no elenco principal do Gigante da Colina. Um exemplo é Andrey Santos, Marlon Gomes e Figueiredo. E todos eles estiveram de forma ou outra envolvidos nos gols cruzmaltinos.
Com apenas dois minutos no confronto, Andrey lançou Julião, que cruzou para Marlon Gomes mandar para a rede. Três minutos depois, JP Galvão sofreu pênalti e Vinícius bateu com cavadinha, ampliando o placar. Ainda os nove minutos, Marcos Dias cobrou uma falta no capricho e fez o terceiro.
O quarto gol saiu aos 17 minutos. O Rio Claro saiu jogando mal e o cruzmaltino roubou a bola; Marcos Dias serviu Vinícius, que acertou um belo chute no gol. No quinto, JP Galvão cruzou rasteiro para Figueiredo e o atacante guardou.
No fim do primeiro tempo, uma jogada coletiva terminou com a finalização de Rodrigo, que marcou o sexto tento vascaíno. O sétimo gol nasceu no primeiro minuto do segundo tempo, com Marlon Gomes, de cabeça. Figueiredo marcou o segundo dele, aos seis, ao completar um cruzamento da esquerda.
O nono gol do Vasco foi também de Figueiredo, com 15 minutos, na saída do goleiro. O décimo foi de Marcos Dias, de cabeça. Aos 27, Julião cobrou falta, a bola voltou para Marlon Santos, que marcou o 11º. E por fim, o último gol cruzmaltino foi de Andrey Santos, aos 30 minutos, em mais uma cobrança de escanteio.