Veja quantas pessoas vão caber no novo São Januário
Na noite desta terça-feira (11), o Vasco deu mais um passo rumo à reforma de São Januário. Na Colina Histórica, foi realizada a terceira e última audiência pública sobre a aprovação do Projeto de Lei que viabilizará as obras no estádio. Agora, resta somente a votação da Câmara dos Vereadores para aprovar o projeto de potencial construtivo referente à manutenção do Caldeirão.
O novo estádio de São Januário é baseado no projeto desenvolvido pela WTorre ainda na gestão de Alexandre Campello, realizado pelo arquiteto Sérgio Dias. Após as obras, a nova capacidade do Caldeirão será de 48 mil torcedores, sendo 32 mil feitos para que o público assista ao jogo de pé.
Mais detalhes sobre a reforma de São Januário
Vale lembrar que a transferência de potencial construtivo é um mecanismo que garante o direito de um proprietário de um terreno com área ainda não construída captar recursos financeiros por essa área, com autorização do poder público. O total do potencial construtivo cedido ao Vasco é de 197 mil m², e o clube calcula que conseguirá arrecadar cerca de R$ 500 milhões com as vendas.
As obras na Colina Histórica estão orçadas em R$ 506 milhões, mas com o valor presente no Projeto de Lei, que se refere à quantia que a Prefeitura está repassando ao Vasco da Gama, a reforma se torna viável. Além disso, o Cruz-Maltino tem a intenção de negociar os naming rights de São Januário e, assim, captar mais recursos para aumentar o orçamento da reforma do estádio.