Você lembra de Viola no Vasco da Gama?
Viola foi um dos jogadores mais carismáticos e importantes do futebol brasileiro durante a década de 90. Irreverente, ele escreveu a maior parte de sua história por Corinthians e Palmeiras, mas também teve uma passagem de destaque pelo Vasco da Gama.
Ele se transferiu para o Gigante da Colina no segundo semestre de 1999, deixando o Santos, onde teve uma passagem excelente. Antes disso, ele já havia conquistado grandes feitos com a camisa do Palmeiras e principalmente com a camisa do Corinthians.
O atacante seu primeiro gol pelo cruzmaltino em São Januário, no jogo em que o clube venceu o Vitória por 3 a 1, em partida válida pelo Brasileirão daquele ano. Naquele ano, acabou fazendo 9 gols na competição, onde o Vasco parou nas quartas de finais, perdendo para o próprio Vitória.
No mesmo ano, Viola marcou um gol de bicicleta contra o Cruzeiro pela Seletiva da Libertadores. O atacante defendeu o time carioca até o ano de 2001, passando a maior parte de sua trajetória no banco de reservas, por conta da árdua disputa pela titularidade com outros dois grandes ídolos do time, Edmundo e Romário.
Ele deixou São Januário para retornar ao Santos, e estendeu sua carreira até 2016, jogando pelo Taboão da Serra. No total, Viola marcou 26 gols em 116 jogos no Vasco, conquistando a Copa Mercosul e o Campeonato Brasileiro de 2000.
Em 2008, jogando pelo Duque de Caxias, Viola adotou postura de respeito, lembrado pelos torcedores cruzmaltinos como demonstração de amor pelo Vasco. O atacante prometeu que não comemoraria caso marcasse gol em cima de seu ex-clube. Ao ser substituído, aos 30 minutos do segundo tempo, o atacante foi ovacionado pelo torcedores vascaínos e se emocionou.