Você sabia que o Vasco se fundiu com o Luzitania Sport Club?
Você sabia que o Vasco da Gama já se fundiu com outro clube em sua história? Há 107 anos, em novembro de 1915, o Gigante da Colina uniu se com o Lusitânia, dando origem ao departamento de futebol do cruzmaltino.
Naquele ano, os dois clubes se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária e aprovaram novos estatutos que permitiram à diretoria criar a “secção de football”. Antes, o Vasco só participava das modalidades do: remo, ginástica, tiro, natação, atletismo, a esgrima, o polo aquático, e luta greco-romana.
Em 1916, o Gigante da Colina se filiou à Liga Metropolitana de Sports Athléticos para participar da Terceira Divisão do Campeonato Carioca de 1916. A primeira partida do Vasco foi contra o Paladino FC, uma pequena agremiação do bairro da Aldeia Campista.
O primeiro time da história do cruzmaltino foi: Antonio Pereira d’ Azevedo, Frederico Einsenlveker, Alvaro de Araujo Sampaio, Victorino Rezende da Silva, Antonio Bebiano Barreto, Augusto Pereira d’Azevedo, Adão Antonio Brandão, Oscar Guimarães, Mario Moraes, Joaquim Ferreira d’ Oliveira e Manoel Ferreira d’ Oliveira – a maioria dos atletas eram do Lusitânia.
E o inexperiente Vasco foi atropelado. 10 a 1 para os adversários. O gol de honra vascaíno, e consequentemente o primeiro gol da história do clube, saiu dos pés de Adão Antônio Brandão. Até hoje, a expressiva derrota é a maior goleada sofrida na história cruzmaltina.
O Vasco terminou como último colocado da competição, mas não demorou muito para o Gigante da Colina alcançar o status de clube de elite no futebol carioca. Em 1923, a equipe já conquistaria seu primeiro título do Campeonato Carioca.