Você sabia que Pelé jogou no Vasco e o público não deu a mínima?
Você sabia que o Rei Pelé já jogou no Vasco da Gama? Torcedor do Gigante da Colina em sua infância, o maior jogador da história do futebol vestiu a camisa cruzmaltina no início de sua carreira, em junho de 1957. Na ocasião, o time principal do Vasco excursionava na Europa e decidiu se reunir com o Santos para formar um combinado durante a participação da Taça Morumbi.
O Vasco cedeu ao combinado Paulinho, Bellini, Wagner, Iedo, Artoff e Valdemar. Entre os jogadores cedidos pelo Santos estava Pelé, com apenas 16 anos. O torneio nunca chegou ao fim, pois não despertou muito interesse junto ao público e os seus organizadores resolveram suspendê-lo devido aos prejuízos financeiros.
O Combinado Vasco-Santos atuou quatro vezes, as três primeiras no Rio com o uniforme do Vasco e a última em São Paulo com o uniforme do Santos. Pelé marcou gols em todas as partidas, inclusive um sobre o Flamengo.
Você sabia que Pelé é torcedor do Vasco?
O Rei do Futebol é o ídolo máximo do futebol brasileiro e principalmente do Santos Futebol Clube. Pelé escreveu a maior parte de sua história com a camisa do Peixe, chocando o planeta com sua habilidade nos anos 60. No entanto, para surpresa de muitos, o Rei não é santista. Em entrevista para o “Canal Pilhado”, Pelé falou sobre sua paixão no futebol, que tem origens em sua infância: o Vasco da Gama.
“Em Bauru, a maioria dos amigos do meu pai, seu Dondinho, era Corinthians. Era São Paulo, tinha o BAC (Bauru Atlético Clube), o Noroeste, mas do Brasil, a maioria era corintiano. E não sei porque cargas d’água eu saí Vasco, comecei a gostar do Vasco”, afirmou Pelé. E o Rei também deixou claro que o amor pelo cruzmaltino segue até hoje.
“Fui não, sou Vasco. Para que não se lembra, sou ainda. Todo mundo começou a me questionar, e eu disse: “Tenho direito de escolher, porque meu time, todo mundo sabe que é o Santos, eu jogo pelo Santos”. Mas eu sou vascaíno, porque naquela época meu pai jogava com um jogador que chamava Marinho, centroavante, mais jovem, que depois foi para o Vasco. E aí deu essa coisa pelo Vasco. E por coincidência, eu acabei jogando pelo Vasco em um Brasileiro”, relatou.