Você se lembra do Paulo Baier no Vasco da Gama?

Paulo Baier é um dos nomes mais carismáticos e marcantes das últimas décadas no futebol brasileiro. Conhecido por sua longetividade nos gramados, Baier também se destacou por sua grande qualidade como um meia armador. E no início de sua carreira, ele teve uma pouco lembrada passagem pelo Vasco da Gama.

O ex-jogador foi revelado no São Luiz, do Rio Grande do Sul, em 1995. Em 1997 se transferiu para o Criciúma, onde começou a ganhar destaque no cenário nacional. Durante seu período no clube catarinense, Paulo foi emprestado para diversos clubes, e um deles foi o Gigante da Colina, no ano de 1999.

O jogador chegou em São Januário logo após a saída de Zé Maria do clube, no meio da temporada. Na ocasião, Baier disputava posição com Paulo Miranda e Maricá. Por conta de seu bom aproveitamento nas bolas paradas, o meio-campista chamou a atenção do treinador Antônio Lopes, mas mesmo assim não foi o suficiente para conquistar grandes oportunidades no time principal, até porque na época, o cruzmaltino tinha Juninho Pernambucano em seu elenco.

No fim daquele ano, o Vasco acabou se reforçando para a posição do meio-campo para a disputa do Mundial do Clubes de 2000, contratando nomes como Jorginho e Válber. Desta forma, Paulo Baier perdeu ainda mais espaço no elenco cruzmaltino e não teve seu empréstimo renovado. O meio-campista deixou São Januário com apenas 14 jogos e dois gols.

Paulo Baier só foi “estourar” no futebol brasileiro em 2002, em sua segunda passagem pelo Criciúma. Seu clube de maior sucesso foi o Athletico Paranaense, onde o meia jogou entre 2009 e 2013. Ele encerrou sua carreira em 2016, pelo São Luiz, clube que o revelou. Hoje, Paulo é o técnico do Botafogo de Ribeirão Preto.